Ligações e classificações do carbono

sexta-feira, agosto 20, 2021

A capacidade do carbono de formar cadeias e realizar quatro ligações com ele mesmo ou outros elementos, nos traz algumas curiosidades importantes: A primeira que esse átomo pode realizar suas quatro ligações de diferentes formas, podendo se ligar a outros carbonos ou elementos como Oxigênio, nitrogênio e Hidrogênio por meio de ligações simples, duplas ou tripas. Esse tipo de interação é chamado de hibridização, os orbitais ligantes definem se a ligação será forte ou fraca. Teremos, portanto, dois tipos de ligação: Sigma (σ) ou pi (π).

A ligação do tipo sigma é mais forte e será a primeira a ser realizada; a ligação pi é mais fraca, também conhecida como insaturação de uma cadeia carbônica. Veja, a seguir, a tabela com os tipos de ligações possíveis e a hibridização do carbono em cada caso.


    A segunda curiosidade, é que um carbono pode ser classificado como primário, secundário, terciário ou quaternários, a depender das quantidades de carbonos a que está ligado.

    E como vou saber que tipo de carbono está presente na cadeia?

   A classificação é feita da seguinte forma, devesse olhar para a cadeia carbônica e contar a quantos átomos dele mesmo cada carbono está ligado. Um carbono ligado a um único átomo de carbono é chamado de primário, se esse mesmo carbono estiver ligado a dois outros carbonos é chamado de secundário e assim por diante. Observem o esquema a seguir e bons estudos.



texto adaptado: Manual da Química


0 comentários

Postagem em destaque