Classificação das cadeias carbônicas Parte 1

sexta-feira, agosto 27, 2021



As cadeias formadas pela união entre átomos de carbono e outros elementos podem ser classificadas de diferentes formas, dependendo da sua estruturação e composição, podendo estas ser do tipo: Aberta, fechada, saturada, insaturada, homogênea, heterogênea, aromática, normal, ramificada ou mista.

Vamos conhecer um pouco sobre elas?

As cadeias abertas, também chamadas acíclicas ou alifáticas, são aquelas em que os elementos estão dispostos de forma linear ou até mesmo em forma de L ou de T. Nesse tipo de cadeia não são formados ciclos ou anéis aromáticos, mas vale lembrar que essas cadeias podem ser ramificadas ou não.

As cadeias fechadas ou cíclicas se diferem das abertas por apresentarem formação de ciclos indo desde triângulos até formas geométricas como pentágonos, hexágonos etc. Nesse tipo de cadeia também são formados anéis aromáticos, também conhecidos como anéis de benzeno.

As cadeias podem ainda ser do tipo saturadas, quando não apresentam ligações duplas ou triplas entre carbonos e insaturadas, que é o caso daquelas onde um carbono pode realizar duas ou três ligações com outro elemento. Vale lembrar que uma mesma cadeia pode conter mais de uma insaturação, mas que um carbono jamais poderá realizar mais que quatro ligações.

Continua na próxima publicação...

0 comentários

Postagem em destaque