Classificação das cadeias carbônicas Parte 2

sexta-feira, agosto 27, 2021

 

Já vimos que as cadeias podem ser: abertas, fechada, saturadas ou insaturadas. Agora vamos conhecer as cadeias do tipo: homogênea, heterogênea, aromática, normal, ramificada ou mista.

Vamos conhecer um pouco sobre elas?

As cadeias homogêneas, nos trazem uma dica de sua formação através do nome fazendo lembrar dos compostos homogêneos, aqueles onde não conseguimos identificar mais de uma fase. Nessas cadeias não devem existir átomos diferentes entre os carbonos, mas esses outros átomos podem se localizar nas extremidades (pontas) da cadeia. Já nas cadeias Heterogêneas, identificamos a presença de átomos como oxigênio e nitrogênio entre os carbonos, os chamados heteroátomos.

Dentro das cadeias do tipo fechada, existe um tipo especial que são as cadeias aromáticas, caracterizadas pelo anel benzênico, composto formado por uma cadeia fechada de 6 carbonos e que apresenta ligações duplas em ressonância (ligações que giram mudando de posição).

Temos ainda as cadeias normais, que como o próprio nome já diz, não apresentam nenhuma particularidade no seu “desenho”, tendo sempre apenas duas extremidades. Já as cadeias ramificadas, são aquelas onde podemos observar pelo menos 3 extremidades.

Por fim, temos as cadeias mistas, onde existe a junção entre uma cadeia aberta e uma parte cíclica, podendo esta ser do tipo aromática ou não.

Confira os exemplos a seguir e bons estudos...







0 comentários

Postagem em destaque