ALCANOS NO COTIDIANO

domingo, agosto 29, 2021

 


As parafinas para velas são constituídas fundamentalmente por alcanos com mais de 17 carbonos

Os alcanos também são chamados de parafinas ou hidrocarbonetos parafínicos, sendo que essa palavra vem do latim parum, que significa “pouca ou pequena”, e affinis, que é “afinidade”, isto é, “pouca afinidade”. Isso acontece porque esses compostos são pouco reativos em decorrência do fato de suas moléculas serem apolares. Como consequência disso, as suas reações ocorrem com dificuldade, dessa forma, altas temperaturas, catalisadores, luz ultravioleta, entre outros, fazem-se necessários. A parafina é um produto muito utilizado na produção de velas, que são constituídas fundamentalmente por uma mistura de vários alcanos.

CUIDADO COM O "ALCANO" QUE VOCÊ COZINHA... 

Como assim? vamos entender! 

O gás de cozinha denominado de GLP, a sigla para  gás liquefeito do petróleo, composto pelo butano e propano.  São altamente inflamáveis, inodoros e incolores. 

Mas se eles não possuem cheiro, por que nós logo sentimos um odor característico quando o gás de cozinha está vazando? Na verdade, esse cheiro que nós sentimos não é nem do propano nem do butano, mas sim de substâncias de enxofre.
                                    
  
Outro principal alcano utilizado no cotidiano é o metano. Ele é também chamado de gás natural (localizado em jazidas de petróleo), gás dos pântanos (pode ser obtido nas regiões pantanosas pela fermentação da celulose), biogás (é usado como combustível) e gasolixo (pode ser obtido também no lixo, pela decomposição anaeróbica do material orgânico).

 

Existem cerca de 1,5 mil milhões de vacas e bois no planeta, cada um deles expulsando mais de 30 a 50 galões de metano por dia. Normalmente, pensamos que os pus são os maiores responsáveis pela emissão, mas os arrotos são, na verdade, a principal fonte de metano produzido pelo gado, representando 95% do problema dos gases com efeito estufa. Pode haver mais CO2 na atmosfera do que o metano, mas, isoladamente, o metano é o gás de efeito estufa mais destrutivo.


0 comentários

Postagem em destaque