A composição Química do Petróleo.

terça-feira, agosto 31, 2021

       O Petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Este é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, ou seja, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos, contudo, esse processo acontece durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Com relação as suas características, os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores distintas, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas. 

    O petróleo bruto é o ponto de partida para muitas substâncias diferentes porque contém hidrocarbonetos em sua composição química. Sabemos que os hidrocarbonetos são moléculas que contém hidrogênio e carbono e existem em diferentes tamanhos e estruturas, com cadeias ramificadas e não ramificadas e anéis. Vale salientar que uma das características que são importantes nos hidrocarbonetos, que podemos destacar é que esses apresentam uma grande fonte de
energia. 

       Desta forma, dos produtos derivados do petróleo bruto, que são bastante utilizados em nosso dia a dia são a gasolina a qual pode ser considerado o produto mais comercial desses derivados, o asfalto que utilizamos para a pavimentação e revestimento impermeabilizante, as parafinas, que são bastante utilizadas na fabricação de explosivos, como também em misturas comestíveis, inclusive no chocolate, e também é caracterizado um hidrocarboneto o Querosene, o qual é usado como solvente e na aviação para turbinas aéreas. 

        O menor hidrocarboneto é o metano (CH4), um gás mais leve do que o ar. Pois compostos com cadeias mais longas que contêm cinco carbonos ou mais e são líquidos, já as cadeias muito longas são os produtos sólidos. Ao estabelecer ligações quimicamente entre as cadeias de hidrocarbonetos artificialmente, obtemos vários produtos, que vão da borracha sintética até o náilon e ao plástico de potes para alimentos. 

        Para melhor compreendermos acerca deste recurso natural o vídeo abaixo ilustra um pouco sobre sua origem, sua extração e aplicações em nosso cotidiano. 


0 comentários

Postagem em destaque